A importância do incentivo à leitura


Olá, meus fiotes! Esses dias, eu fui olhar os livros que a escola da minha prima de 10 anos pedia para que ela lesse e fiquei surpresa com a baixa qualidade deles. Da idade dela, eu já era apaixonada pelo mundo literário e lia umas coisas bem mais complexas.




No mundo que vivemos hoje, ao invés de ganhar mais espaço na vida das crianças, os livros têm perdido cada vez mais credibilidade. Vivemos numa era muito tecnológica e não estamos sabendo usar esse presente a favor do que realmente importa. A maioria das crianças com quem tenho contato não lê praticamente nada, e o pior: não são incentivadas a isso (mas ganhar IPhone de R$ 3000,00 tá tudo bem, né)! Como leitora, me sinto na obrigação de apresentar esse mundo maravilhoso às crianças ao meu redor, mas fica um pouco difícil se os ambientes nos quais elas vivem e estão presentes todos os dias não as incentiva também.

Todo mundo gosta de ler, só não achou o livro certo ainda. Com um pouco de procura, fica fácil se apaixonar por eles, meus amados livros. A leitura só causa bons impactos na vida das pessoas, então não custa nada dar uma chance a ela. Entre os benefícios, estão:
  • melhor desempenho em atividades de escrita
  • ampliamento dos conhecimentos culturais e linguísticos
  • cura para o tédio
  • reduz o estresse
  • entre outros
Eu entendo que pode ser difícil para alguns, mas o tempo que a gente perde com bobagens na internet é o suficiente para ler um bom livro e aprender algum coisa de valor.

A maioria dos pais que dão celulares e computadores para crianças os faz pois distrai os filhos e permite que eles ficam com as bundas para cima sem se preocupar com nada. Em relação à distração, os livros tem o mesmo efeito, porém nos outros campos, são infinitamente melhores. Então já que não quer cuidar da cria, pelo menos dê a ela algo que preste! Acho que me exaltei um pouco...

Enfim, o que quero dizer é que é necessário o incentivo à leitura desde a infância, ou então o hábito não vai ser desenvolvido e viveremos numa sociedade beirando a ignorância. Obrigada por me ouvirem, deixem aqui embaixo a opinião de vocês sobre esse tema.

Um beijo,
Aninha

4 comentários:

  1. Oi Aninha, concordo plenamente com você! A leitura ainda proporciona uma melhor organização do pensamento e um aumento da criatividade e da imaginação. O que acontece hoje em dia é que é muito mais fácil e "rápido" ir na internet e assistir uma série ou um vídeo. Se fosse meu filho eu o apresentaria ao universo literário, sem nunca o obrigar a ler qualquer coisa, pois isso só traria maior desconforto a uma pessoa que quer começar a ler. Muitas das pessoas que conheço e que hoje leem não começaram por causa da escola, até porque muitas só apresentam clássicos e fica uma coisa cansativa, por isso eu acho que as escolas deveriam abrir um espaço maior à leitura.

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitas escolas não incentivam a leitura, elas a forçam e tiram todo o prazer da coisa. Acho que todas deveriam fazer como em uma escola que eu estudei: a criança ia à biblioteca e lia o que queria. Dessa maneira, saberíamos que aquilo era escolha dela e que seria satisfatório. Sobre a internet, hoje em dia queremos tudo de imediato, não temos paciência, então a internet se torna a melhor opção, infelizmente.

      Excluir
  2. Oi Aninha!

    Concordo que o incentivo à leitura das crianças e jovens é precário ou quase nulo hoje em dia. Acho que a tecnologia é super essencial nos dias de hoje, quase vital (podendo soar um pouco exagerada essa característica), mas acho também que o jovem estar em meio à tecnologia não deve significar a exclusão da leitura, muito pelo contrário, pode existir até mesmo uma combinação dos dois (como no caso dos e-books, e nossos queridos blogs que incentivam e falam tanto sobre esse universo).
    Na minha opinião o incentivo à leitura não deve vir acompanhado de exigência, porque isso pode gerar o efeito contrário de distanciamento dos livros, ainda mais aos jovens de hoje que tem a facilidade da tecnologia à mão. Esse incentivo deve ser feito de uma maneira divertida, entrosada e interessante para que capte a essência daquilo que os jovens buscam e transforme-os em leitores.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso! Eu entendo a necessidade da tecnologia e agradeço por ela (caso contrário, não estaria aqui), mas ultimamente temos 'desperdiçado' esse presente com muitas bobagens mesmo!

      Excluir